Serviços


 
Como funciona o trabalho de psicoterapia infantil no olhar da Gestalt-terapia?
De uma forma prática, geralmente as sessões ocorrem uma vez por semana com as crianças. Durante as sessões, através da relação terapêutica, dentro do consultório, um espaço seguro, com uma pessoa de apoio (terapeuta) e o acolhimento necessário, é possível junto com a criança ir ajudando-a a identificar o que está acontecendo com ela. Por exemplo: pode ser que ela não consiga saber o que está sentindo e por isso não consegue expressar, ou ela tem dificuldade em se sujar, aos poucos vamos trabalhar para promover a conscientização do que está acontecendo com ela e ajudá-la a tentar novas formas.

A grande diferença é que com o manejo terapêutico, após uma experimentação do novo no consultório isso repercute na sua vida como um todo, então, se ela, por exemplo, evitava alguns alimentos porque eram “melecados” e utiliza a argila de forma mais natural na experimentação, ela pode vir a experimentar também esses alimentos. Se ela não participava de determinadas atividades no recreio da escola pelo mesmo motivo anterior, novamente ela pode começar a se arriscar. É importante destacar que tudo isso pode acontecer em meio a um processo. Não estou dizendo aqui que trata-se de “passe de mágica”. Com o suporte terapêutico e o trabalho em conjunto com a escola e os responsáveis, a criança vai se sentindo mais segura e isso vai facilitando que ela flexibilize aquilo que não era possível antes.
Tem idade mínima para procurar um psicólogo?
No caso da psicoterapia para crianças, quem busca ajuda é o responsável a partir de alguma dificuldade da dinâmica familiar, o que pode acontecer a qualquer momento na vida da criança, segundo meu entendimento. Além disso, o trabalho com a criança é através da linguagem lúdica, sendo assim, não dependo que ela tenha desenvolvido uma linguagem verbal. A grande diferença de uma psicoterapia de uma criança pequena, como de 2 ou 3 anos, é que em geral o encontro com os responsáveis é mais frequente do que no caso de crianças maiores. Como citei inicialmente, o que está acontecendo envolve a dinâmica familiar e por isso os responsáveis precisam participar do processo
Como funciona a participação dos pais e/ou responsáveis na terapia de criança?
Durante o processo terapêutico da criança, é necessário que haja algumas sessões com os pais para que eles possam conversar sobre o que está acontecendo em casa e na relação com eles, assim como para que o terapeuta possa dar devolutivas e orientações sobre o atendimento da criança.
A escola precisa saber que as crianças estão em terapia?
Sim, sempre que eu inicio o processo de uma criança, tendo sido ou não um encaminhamento da escola, eu visito a escola. Eu faço isso porque a escola é um local em que as crianças passam bastante tempo. Além disso, porque lá é um momento em que elas estão em convivência com outras crianças, sem a proteção dos pais, e para um trabalho com uma criança, com um olhar holístico é preciso conhecê-la nos seus diversos âmbitos de convivência. Então, o trabalho com a criança é um conjunto de atuação tanto com a própria criança, como com os pais e escola. Caso ela faça acompanhamento com algum outro profissional, essa troca favorece muito o acompanhamento do processo.
 

 
Como funciona?
A psicoterapia online funciona da mesma forma que a psicoterapia convencional, sendo uma sessão de 50 minutos, uma vez por semana. Em psicoterapia online eu atendo mulheres brasileiras adultas que estejam dentro ou fora do país.

A minha abordagem em Psicoterapia online é a Gestalt-terapia.
Na psicoterapia online, nós dividimos a responsabilidade sobre o ambiente psicoterapêutico. Por isso, eu preciso que você, de preferência, use o computador para os atendimentos e que no momento de ser atendido esteja em um local fechado, sem que você possa ser interrompido. Se possível, use fones de ouvido.
Procedimiento para iniciar a psicoterapia online:
1.Você preenche o questionário inicial com perguntas necessárias para o preenchimento do contrato.
Acesse o questionário aqui

2.Eu preencho o contrato obrigatório orientado pelo Conselho Federal de Psicologia para psicoterapia online e envio para a cliente para que ela assine (tudo online);

3. Nós combinamos possíveis datas e horários de atendimento;

4.Você realiza o pagamento de 180,00 reais, que pode ser por boleto e transferência bancária. Se você só tiver conta no exterior, pode utilizar o Transferwise ou o Remessa Online, que são plataformas que fazem transferência entre contas de países diferentes. Se não conhece, recomendo buscar na internet para entender melhor, mas qualquer dúvida eu posso tentar ajudar. Eu aguardo o comprovante;

5. Confirmamos o horário e marcamos a sessão;

6. Para finalizar, eu envio o link de acesso a nossa sessão junto com todas as instruções para utilização do programa que uso, o Zoom, para o atendimento.
 

 
Supervisão é o momento em que o psicoterapeuta aborda junto a outro psicólogo, capacitado para oferecer esse serviço, sobre o caso que está sendo atendido. Discutindo a forma de atuação, explorando outro olhar sobre o caso, novas possibilidades de intervenção, o andamento do plano terapêutico do cliente e tudo que for necessário para o melhor atendimento dos clientes. É muito importante que seu supervisor tenha a mesma abordagem que a sua, mantendo a atuação integrada.

Eu ofereço supervisão para outros psicólogos nos casos de atendimento infantil no formato presencial.
 

 
Curso de Psicoterapia Infantil
O curso de Psicoterapia Infantil na Abordagem da Gestalt-terapia: Princípios e Práticas foi criado no ano de 2017 em parceria com Luciana Aguiar, autora do livro Gestalt-terapia com Crianças: Teoria e Prática. O curso aborda de forma introdutória tanto a teoria como a prática da Psicoterapia infantil. O conteúdo programático do curso foi pensado seguindo o mesmo percurso de um processo psicoterapêutico. Dessa forma, abordaremos tanto a parte histórica da psicoterapia infantil e faremos um resgate da teoria da Gestalt-terapia. Depois veremos como acontece na infância as peculiaridades dos principais conceitos da Gestalt-terapia. Atravessaremos a entrevista inicial aos responsáveis, o primeiro atendimento à criança, intervenções no lúdico, visita à escola, atendimento a outros profissionais que também atendam a criança e por fim formas de finalizar o processo psicoterapêutico e como deve ser a atuação do psicólogo em cada um desse aspectos.

Acredito que o grande diferencial desse curso é ele ser presencial propiciando que tenhamos a vivência do lúdico em grupo. O lúdico é a linguagem das crianças e nós, como psicoterapeutas infantis, precisamos saber usar essa linguagem, por isso é muito importante que possamos experimentá-la de forma prévia ao atendimento.

O curso está acontecendo no formato intensivo e dessa forma serão dois dias de muita imersão no universo da psicoterapia infantil. Por último, mas não menos importante, os participantes recebem o material de apoio onde encontram com um guia para acompanhar o curso e sugestões de leituras para aprofundamento e materiais de apoio para que possam usar na sua prática clínica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Revisão da visão geral da Gestalt-terapia
- Concepção da criança segundo a Gestalt-terapia
- Breve histórico da psicoterapia infantil
- Conceito do Contato na Gestalt-terapia na criança
- Fronteira de contato
- Ciclo de contato
- Ajustamento criativo e neurótico
- Funções de contato
- Mecanismos de evitação contato
- A linguagem lúdica
- Intervenções descritivas
- Experimento em GT com crianças
- Entrevista inicial com responsáveis
- Contrato terapêutico
- Primeiro contato com a criança
- Atendimento com responsáveis
- Contato com a escola
- Contato com outros profissionais que também acompanhem a criança
- Fechamento do processo por alta ou interrupção
- Fechamento do processo com a criança, responsáveis, escola, outros profissionais
- Trabalho global do psicoterapeuta infantil
- Os três pilares do Gestalt-terapeuta

Quero participar!
Curso de Organização Financeira para Psicólogos Clínicos
Pontos altos do curso envolvem a desmitificação do falar sobre dinheiro, a apropriação da função de psicólogo clínico como profissional e a percepção de que a organização financeira do consultório é só o início para grandes mudanças na vida dos psicólogos. Você pode ver alguns depoimentos de quem já experimentou, no perfil @priscilabastos, no Instagram.

A metodologia de organização apresentada no curso foi criada com base no conhecimento de educação financeira juntamente com a experiência na atuação exclusiva na clínica pela facilitadora, Priscila Bastos. O curso não tem a intenção de substituir o papel do contador e nem de ensinar a ganhar mais dinheiro. A proposta é organizar e discutir a temática do dinheiro no universo da psicologia clínica!

O grande diferencial é que o curso é feito por mim, psicóloga, sendo então, alguém que tem noção das particularidades da prática clínica.

Quero participar!
Palestras